sábado, 27 de junho de 2020

Como Vencer a Dúvida, o Medo e o Desânimo

Orei a Deus por uma palavra que pudesse pregar num culto de domingo a noite na igreja, e o Senhor falou comigo sobre três inimigos que todos nós enfrentamos diariamente e precisamos vencer. Peguei esta pregação e transformei neste estudo para você leitor(a) que precisa vencer as dúvidas, o medo e o desânimo, Deus vai falar contigo. 

A FÉ EM DEUS

A fé é o firme fundamento da nossa vida cristã, sem ela é impossível agradar a Deus (Heb.11.6), sem fé não há como alcançar a salvação. A fé cristã não é apenas a crença de que Deus existe, pois como diz Tiago (2.19) até os demônios creem nisso, a fé que agrada a Deus é a total confiança Nele em tudo aquilo o que Ele diz em Sua palavra. A confiança em Deus tem valor e tem recompensa (Heb. 10.35). Essa confiança perde o seu valor quando é abandonada, e ela é abandonada quando a fé não tem perseverança.

FÉ E PERSEVERANÇA

A fé não é suficiente, é preciso perseverança, pois assim como a fé está para o fogo assim a perseverança está para o combustível que mantem este fogo aceso.

Jesus disse em Mateus 24.13 que “aqueles que perseverarem até o fim estes serão salvos” em Hebreus 10.36, o Espirito Santo nos fala que mesmo ao fazer a vontade de Deus é necessário perseverança pois sem ela não alcançamos as promessas de Deus.

Ter fé e não perseverar é o mesmo que iniciar uma jornada e não terminar, fé sem perseverança é o mesmo que ter muito ânimo no inicio de um projeto e desanimar e desistir no meio, é como incendiar a palha, o fogo queima rápido, alto e logo apaga. A dúvida, o medo e desânimo nos faz desistir, parar ou retroceder.

Em nossa caminhada de Fé temos muitos inimigos, estes vilões da fé que tentarão fazer de tudo para que percamos, para que abandonemos a fé ou simplesmente desistamos daquilo que acreditamos. Destes maiores inimigos temos a dúvida, o medo e o desânimo, e estes três trabalham juntos.

Quem nunca duvidou? Quem nunca teve medo? Quem nunca desanimou? Todos nós passamos e sentimos isso tudo.

Como vencer a dúvida?

Todos nós já sentimos tudo isso, eles atacam a todos nós, não há como impedir de sentirmos dúvidas, medo ou desânimo, mas há como saber reagir a eles, há como impedir que eles nos vençam.

Leia mais na fonte: Bereiano Sagrado

quinta-feira, 25 de junho de 2020

O segredo do sucesso

Vivemos em tempos difíceis, onde a dor , a angustia e muitas incertezas abalam os corações enfraquecidos, mesmo daqueles que já foram chamados a Cristo, mas vamos revelar neste artigo o segredo do sucesso, espero que você seja tocado e saiba que o sucesso está a seu alcance.

Deus orienta a Josué o caminho do sucesso

A bíblia mostra claramente que Deus orientava aqueles a quem chamava a contribuir em Sua Obra, as coisas não aconteciam ao acaso, nem mesmo pela sabedoria humana, por isso quando Josué assume a liderança do povo israelita, após o grande líder Moisés, o libertador do povo da escravidão do Egito, Deus diz a Josué: "Não cesse de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido". Josué 1:8

Entenda o conceito de Deus

Precisamos entender que o conceito de Deus, em nada tem haver com que estamos acostumados e infelizmente se vê ser pregado nas igrejas que defendem a teologia da prosperidade, ser bem sucedido para Deus não é o que possui bens materiais, universidade, um poder financeiro bem a cima da média da população. Ser bem sucedido na vida espiritual é estar no centro da vontade de Deus.

Deus tem um propósito, e só poderá ser bem sucedido aquele que andar segundo a vontade de Deus, ou seja, cumprindo os propósitos de Deus.

Vamos ver três orientações que estão contidas no versículo 8 do capítulo 1 do livro de Josué

1. Meditar no Livro

A orientação (ordem) de Deus a Josué foi: medita nele dia e noite", muitos cristãos hoje não querem ter o trabalho de estudar a Bíblia, perdendo assim a chance de através da meditação ser estimulado ao entendimento da mensagem contida no Livro.Vejamos o que diz Salmos 1:2 (...)sua satisfação está na Lei do Senhor, e nessa Lei medita dia e noite. A Bíblia deve estar sempre conosco, em casa, no trabalho, na caminhada e não só pegarmos a Bíblia quando formos ao culto. Medita dia e noite, esta é a ordem de Deus.

2. Falar do Livro

Muitos dizem não sei pregar, não sei falar da Bíblia as pessoas por isso me calo, acabam enviando para outra pessoa, mas Deus disse a Josué: "Não cesse de falar deste Livro da Lei". Não podemos deixar de falar da Palavra de Deus, devemos pregar, anunciar, proclamar e ensinar a toda criatura, podemos ser a última esperança de alguém, nós os servos de Deus. Jesus deixa muito claro aos seus discípulos da época e hoje a nós: "Ide por todo o mundo e pregai ao evangelho a toda criatura" - Marcos 16:15. Não se engane, iremos prestar contas a Deus de toda criatura que veio a nós e nos calamos, deixando de falar da Palavra de Deus..

3. Viver de acordo com Livro

Esta foi a terceira instrução do Senhor: para que tenhas cuidado de fazer, segundo tudo quanto nele está escrito". Não podemos viver de uma forma quando estamos reunidos em nossa igrejas, denominações e no dia a dia, andarmos segundo os padrões do mundo, Deus exige dos Seus, coerência. A Bíblia é um Livro para ser obedecido.

O segredo do sucesso para um cristão é anadar segundo a Palavra de Deus, segundo os ensinamentos de Cristo, é tempo de nos voltarmos a Deus em Espirito e Verdade (João 4:24), infelizmente muitos irão desviar e não viverão de acordo com a Palavra de Deus (2 Timóteo 4:3-4).

Mas a todos que buscarem andar segundo estas orientações, assim como andou Josué, terá aprendido o segredo e por consequência uma vida, bem sucedida, uma vida de sucesso. 


Semelhantes a Cristo

Um dos grandes desafios de todos aqueles que aceitam em suas vidas, Jesus, como seu  único e suficiente  Senhor e Salvador é ser semelhante a ELE, certamente esta não é uma vontade nossa, seres gerados no pecado, mas a Vontade de Deus, um projeto que nasce no coração do Senhor nosso Deus Criador e Pai. Esta vontade de Deus está claramente registrada em Romanos 8:29 "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que ELE seja o primogênito entre muitos irmão".

O texto de Romanos

O texto citado diz: "serem conforme a imagem de Seu Filho" Claro que não está se referindo à imagem física do Senhor Jesus. Fala sim a respeito de suas qualidades, do seu caráter, e de todas suas características espirituais.

Um novo nascimento 

Ao nascermos da água e do Espirito, recebemos em Cristo uma vida nova, ou seja, significa que o velho homem ou velha natureza pecaminosa foi crucificada em Cristo e recebemos uma vida transformada sem a sentença do pecado. O apóstolo Paulo diz em sua Carta aos Coríntios, "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).

Precisamos nos humilhar

Para que sejamos semelhantes a Cristo precisamos nos render aos seus pés e nos humilharmos diante de Sua Soberania, assim faz todo aquele que reconhece o senhorio de nosso Senhor Jesus Cristo e esta é a vontade de Deus, para nos curar e perdoar nossos pecados, assim diz o Senhor: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos maus caminhos, dos céus eu os ouvirei, perdoarei seus pecados e curarei a sua terra¨. 2 Crônicas 7:14.

O padrão de Deus

O padrão de Deus é bem elevado, o Senhor espera que cada seguidor de Jesus, seja semelhante a ELE, por isso a importância de estarmos diariamente avaliando nossos comportamentos, pensamentos e ações e nos perguntarmos: Sou semelhante a Cristo? Tenho as qualidades de Cristo? Sigo a vida de exemplo de Cristo?

Ser cheio do Espirito Santo

A Palavra de Deus nos mostra o caminho para sermos semelhantes a Cristo, basta ficarmos atentos ao que diz o apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas, ele descreve os frutos que temos que produzir para que sejamos cheios do Espirito Santos e assim nos tornarmos semelhantes a Cristo: "Mas o fruto do Espirito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas cão há lei" Gálatas 5:22-23

Vamos ver 4 atitudes que nos tornará semelhante a Cristo

1. Amar como Cristo

O evangelho de Mateus mostra o amor de Cristo pela multidão ¨Vendo ELE as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor" Mateus 9:36.

2. Obedecer como Cristo

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens;e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz". Filipenses 2:5-8
Assim deve ser todos aqueles que seguem a Jesus, Deus exige obediência de seus filhos, por isso devemos ser como Cristo.

3. Orar como Cristo

Esta registrado nos evangelhos de: Marcos 1:35 e Lucas 6:12 o compromisso de Jesus com a oração, seus cuidados no momento de ter Sua comunhão com o Pai, além de seus exemplos o Senhor Jesus nos orienta, onde orar e como orar, assim diz o Senhor Jesus: "Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos" Mateus 6 :6-7

4. Servir como Cristo

Dois textos na bíblia nos deixa claro o ensinamento de Jesus sobre o papel dos que entregaram suas vidas a Cristo:
Marcos 10:45 "Pois o próprio Filho do Homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" 
João 13:12 "Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que voz fiz?" 
Jesus sempre foi um servo. Será que assim é que percebemos nos dias atuais aos chamados homens e mulheres de Deus? Será que é assim que nós nos comportamos?

O mundo certamente será muito diferente quando os cristãos dos dias atuais se tornarem semelhantes a Cristo.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Ser aprovado

Ontem  (22) realizamos uma live no facebook, além de uma excelente e seleta participação o conteúdo foi muito edificante, nos provocou a todos meditar sobre como está nossas vidas na presença de Deus. Vamos neste artigo tratar deste tema, pois precisamos avaliar diariamente nossa comunhão com o Pai e mais do que isso a forma de como está se dando esta comunhão.

Deus procura verdadeiros adoradores

Uma das reflexões que devemos fazer é, se de fato nossa comunhão com Deus está de acordo com a vontade do Pai, o evangelho do apóstolo João nos aponta a maneira correta de adorar a Deus, "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura". João 4:23.  São estes que Deus procura os que entregaram suas vidas verdadeiramente a Cristo, não mais voltados as coisas deste mundo natural e carnal. (Romanos 12:2)

Deus é quem irá nos aprovar

Muitos esperam que seus pastores, lideranças ou os que convivem ao seu redor aprovem sua vida em Cristo, mas nossa maior preocupação deve ser, se Deus nos aprova, pois podemos ser aprovados pelos homens, por amizade, por aceitar nossos "pequenos pecados", mas só Deus que conhece no fundo de nosso ser poderá nos aprovar ou não e só ELE tem este direito, sendo assim como verdadeiros adoradores devemos procurar nos apresentar diante de Deus aprovado (2 Timóteo 2:15).

Não podemos envergonhar o evangelho

O apóstolo Paulo diz em sua carta aos Romanos, "eu não me envergonho do evangelho" Romanos 1:16, por tanto não devemos por amor a obra redentora de Jesus envergonharmos o evangelho de Cristo, nos apresentar diante de Deus deve ser de maneira de que não tenhamos do que nos envergonhar como obreiros do Senhor (2 Timóteo 2:15).

Precisamos como servos, dominar a Palavra da Verdade

Só iremos ser verdadeiros, servos e adoradores, através do domínio da Palavra, muitos ainda padecem na peregrinação cristã por falta de conhecimento (Oséias 4:6), por isso não devemos descuidar do estudo diário da Palavra de Deus, só tendo conhecimento e entendimento da Palavra é que estaremos aptos, libertos (João 8:32) e preparados para Obra no Reino de Deus. O estudo nos prepara para interpretarmos corretamente a mensagem da Bíblia Sagrada.

A Palavra da Verdade

Quem é a Palavra da Verdade senão o próprio Cristo. Sendo assim não temos como dominar a palavra senão conhecermos a Cristo e Sua mensagem, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" João 14:6. Não espere que as dores se tornem intensas busque a Palavra, busque a Jesus e sua vida fará sentido, pois o caminho que está sendo trilhado irá levar você ao Reino dos Céus.

Um convite para você e sua família

Toda segunda feira às 20 horas, estaremos AO VIVO no facebook com uma live para juntos meditarmos na Palavra de Deus e assim crescermos juntos na graça e no conhecimento (2 Pedro 3:18).

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Em Espirito e Verdade



Precisamos parar um pouco e refletir sobre nossa vida espiritual, neste artigo espero junto com os leitores fazer uma breve reflexão sobre o momento em que vivemos, será que estamos tendo o devido cuidado com nossa vida espiritual?

A rotina nos deixa acomodados?

Certamente todos nós temos uma rotina, pois precisamos realizar tarefas como: trabalhar, estudar, cuidar da casa, filhos e etc. Mas o certo é que independentemente de tão corrido seja o nosso dia a dia, não podemos descuidar de nossa vida espiritual, mas será que estamos tendo este cuidado ou estamos nos acomodando e negligenciando na área espiritual?

Muitas vezes entramos numa área de conforto que nem percebemos que estamos enfraquecendo espiritualmente e nos deixando envolver demasiadamente pelas coisas deste mundo e a Palavra de Deus nos diz em Romanos 12:2 "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

É preciso buscar a Vontade de Deus.

Não haverá uma vida espiritual saudável se não buscarmos diariamente a vontade de Deus, dos céus Deus está a nos observar e ver que verdadeiramente o busca (Salmos 14:2), não teremos uma vida espiritual completa e verdadeira, se não buscarmos a vontade de Deus para nossas vidas.

Como saber a vontade de Deus?

Iremos aprender a vontade de Deus quando aprendermos adorá-lo em Espirito e Verdade conforme está na Sagradas Escrituras, "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."João 4:24. Precisamos buscar a Deus diariamente, tendo a certeza de que o encontraremos quando nossa alma estiver sedenta por Deus (Deuteronômio 4:29), só assim saberemos reconhecer a vontade de Deus para nossas vidas.

O que estamos fazendo e porque estamos fazendo.

Não podemos nos conformar com a rotina que levamos afastados de Deus, é necessário que pensemos nos que estamos fazendo e no porquê estamos fazendo, pois se não estiver de acordo com a vontade de Deus, não terá lógica nossa vida cristã. Para neste momento se possível e pense: Como está minha vida e comunhão com Deus?

Deus te abençoe em nome de Jesus!!! 
Nos siga em nossas redes sociais...


sábado, 20 de junho de 2020

Nova Criatura

A Bíblia nos diz que os que estão em Cristo são novas criatura pela graça de Deus, ou seja, o crente é uma nova criatura em Jesus Cristo.

Expressões como "nova criatura", "novo homem" certamente é um contraste com o velho homem pecador, a forma como vivianos antes de sermos alcançados pela graça e misericórdia de Deus. Esta nova vida é a regeneração que o Espirito Santo produz no homem redimido.

Ao nos tornarmos novas criaturas em Cristo nos unimos a igreja do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, onde estão todos: Judeus, gentios, pessoas de todos os povos, tribos, línguas e nações (Efésios 2:19).

Ser nova criatura na bíblia é ser regenerado


O novo nascimento é a regeneração operada pelo Espirito Santo, através da obra redentora de Jesus que morreu por nós na cruz do calvário e nos trouxe a vida (nos resgatou da morte espiritual) - (1 João 2:25).


Cristo é o cabeça


Jesus Cristo é o cabeça desta nova humanidade, os nascidos de novo que possuem um coração novo, um discernimento espiritual diferenciado, caracterizado por uma vida de justiça, um processo de santificação começa ser operada na vida do novo homem, uma comunhão com Deus é mais presente e uma capacidade de servir a Deus torna-se viva e eficaz na vida do redimido.


Sendo justificado

Só pela fé em Cristo nos tornamos justificados. A nova criatura é declarada justa para Deus e não por seus méritos, mas pelos méritos de Jesus (Romanos 5:1-2).

O apóstolo Paulo fala aos Efésios:

Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos[Judeus e gentios] fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois[povos], um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.Efésios 2:14-22

Em outra ocasião o apóstolo diz:

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.- 2 Coríntios 5:17-19

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Só o Conhecimento Liberta

Um dos versículos mais conhecidos da bíblia é João 8:32 "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará", ficando claro que a libertação só pode ocorrer através de Cristo, somente Jesus pode nos libertar da morte eterna, do cativeiro que nos mantém presos ao pecado.

A sentença de libertação foi dita pelo próprio Senhor Jesus e registrado no evangelho do apóstolo João, mas quem eram os ouvintes naquela época?

Muitos eram os que ouviam as pregações de Jesus, mas nem todos com o propósito de aprender e seguir Seus ensinamento, a multidão era formada certamente por líderes religiosos,fariseus, cidadãos de Jerusalém e muitos peregrinos.

Muitos dos ouvintes certamente pertenciam ao Sinédrio (a suprema corte dos Judeus).

Alguns dos ouvintes depois de ouvirem as palavras de Jesus, demonstraram estar de acordo (João 8:30), estavam entusiasmadas, pois Jesus anunciava que era a luz do mundo e os que o seguissem jamais andariam em trevas, mas receberiam a luz da vida (João 8:12).

Porém eram palavras vazias, que não estavam vindo de um coração sincero, na sequencia do texto tem o registro do que diziam alguns dos ouvintes de Jesus: "agora sabemos que estás endemoninhado" - João 8:52.

Descendência da Abraão

Ao ouvirem a sentença de Jesus, "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", alguns judeus certamente ficaram contrariados, dizendo que nunca foram escravos, como poderia afirmar "sereis livres?" João 8:33.

Mas a Palavra de Deus mostra que o povo foi escravo no Egito, assim como em outras nações, mas suas afirmações estava centradas em sua vida religiosa.

Só Jesus Liberta

Sem aceitarmos planamente Jesus como nosso único e suficiente Senhor e Salvador, conhecendo Sua Obra e seguindo Seus passos não haverá salvação, ELE nos afirma em João 14::6 "Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida".

A declaração

"e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" nos indica que só podemos ser livres verdadeiramente se seguirmos o evangelho (boas novas, boas notícias) de Cristo, nos moldarmos segundo a Verdade (Jesus). Quem segue a Jesus está livre do domínio do pecado.

Nos siga em nossas redes sociais:

Perfil Facebook
Página Facebook