quinta-feira, 25 de junho de 2020

Semelhantes a Cristo

Um dos grandes desafios de todos aqueles que aceitam em suas vidas, Jesus, como seu  único e suficiente  Senhor e Salvador é ser semelhante a ELE, certamente esta não é uma vontade nossa, seres gerados no pecado, mas a Vontade de Deus, um projeto que nasce no coração do Senhor nosso Deus Criador e Pai. Esta vontade de Deus está claramente registrada em Romanos 8:29 "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que ELE seja o primogênito entre muitos irmão".

O texto de Romanos

O texto citado diz: "serem conforme a imagem de Seu Filho" Claro que não está se referindo à imagem física do Senhor Jesus. Fala sim a respeito de suas qualidades, do seu caráter, e de todas suas características espirituais.

Um novo nascimento 

Ao nascermos da água e do Espirito, recebemos em Cristo uma vida nova, ou seja, significa que o velho homem ou velha natureza pecaminosa foi crucificada em Cristo e recebemos uma vida transformada sem a sentença do pecado. O apóstolo Paulo diz em sua Carta aos Coríntios, "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).

Precisamos nos humilhar

Para que sejamos semelhantes a Cristo precisamos nos render aos seus pés e nos humilharmos diante de Sua Soberania, assim faz todo aquele que reconhece o senhorio de nosso Senhor Jesus Cristo e esta é a vontade de Deus, para nos curar e perdoar nossos pecados, assim diz o Senhor: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos maus caminhos, dos céus eu os ouvirei, perdoarei seus pecados e curarei a sua terra¨. 2 Crônicas 7:14.

O padrão de Deus

O padrão de Deus é bem elevado, o Senhor espera que cada seguidor de Jesus, seja semelhante a ELE, por isso a importância de estarmos diariamente avaliando nossos comportamentos, pensamentos e ações e nos perguntarmos: Sou semelhante a Cristo? Tenho as qualidades de Cristo? Sigo a vida de exemplo de Cristo?

Ser cheio do Espirito Santo

A Palavra de Deus nos mostra o caminho para sermos semelhantes a Cristo, basta ficarmos atentos ao que diz o apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas, ele descreve os frutos que temos que produzir para que sejamos cheios do Espirito Santos e assim nos tornarmos semelhantes a Cristo: "Mas o fruto do Espirito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas cão há lei" Gálatas 5:22-23

Vamos ver 4 atitudes que nos tornará semelhante a Cristo

1. Amar como Cristo

O evangelho de Mateus mostra o amor de Cristo pela multidão ¨Vendo ELE as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor" Mateus 9:36.

2. Obedecer como Cristo

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens;e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz". Filipenses 2:5-8
Assim deve ser todos aqueles que seguem a Jesus, Deus exige obediência de seus filhos, por isso devemos ser como Cristo.

3. Orar como Cristo

Esta registrado nos evangelhos de: Marcos 1:35 e Lucas 6:12 o compromisso de Jesus com a oração, seus cuidados no momento de ter Sua comunhão com o Pai, além de seus exemplos o Senhor Jesus nos orienta, onde orar e como orar, assim diz o Senhor Jesus: "Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos" Mateus 6 :6-7

4. Servir como Cristo

Dois textos na bíblia nos deixa claro o ensinamento de Jesus sobre o papel dos que entregaram suas vidas a Cristo:
Marcos 10:45 "Pois o próprio Filho do Homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" 
João 13:12 "Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que voz fiz?" 
Jesus sempre foi um servo. Será que assim é que percebemos nos dias atuais aos chamados homens e mulheres de Deus? Será que é assim que nós nos comportamos?

O mundo certamente será muito diferente quando os cristãos dos dias atuais se tornarem semelhantes a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, Deus abençoe sua vida.