sábado, 20 de junho de 2020

Nova Criatura

A Bíblia nos diz que os que estão em Cristo são novas criatura pela graça de Deus, ou seja, o crente é uma nova criatura em Jesus Cristo.

Expressões como "nova criatura", "novo homem" certamente é um contraste com o velho homem pecador, a forma como vivianos antes de sermos alcançados pela graça e misericórdia de Deus. Esta nova vida é a regeneração que o Espirito Santo produz no homem redimido.

Ao nos tornarmos novas criaturas em Cristo nos unimos a igreja do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, onde estão todos: Judeus, gentios, pessoas de todos os povos, tribos, línguas e nações (Efésios 2:19).

Ser nova criatura na bíblia é ser regenerado


O novo nascimento é a regeneração operada pelo Espirito Santo, através da obra redentora de Jesus que morreu por nós na cruz do calvário e nos trouxe a vida (nos resgatou da morte espiritual) - (1 João 2:25).


Cristo é o cabeça


Jesus Cristo é o cabeça desta nova humanidade, os nascidos de novo que possuem um coração novo, um discernimento espiritual diferenciado, caracterizado por uma vida de justiça, um processo de santificação começa ser operada na vida do novo homem, uma comunhão com Deus é mais presente e uma capacidade de servir a Deus torna-se viva e eficaz na vida do redimido.


Sendo justificado

Só pela fé em Cristo nos tornamos justificados. A nova criatura é declarada justa para Deus e não por seus méritos, mas pelos méritos de Jesus (Romanos 5:1-2).

O apóstolo Paulo fala aos Efésios:

Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos[Judeus e gentios] fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois[povos], um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.Efésios 2:14-22

Em outra ocasião o apóstolo diz:

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.- 2 Coríntios 5:17-19