quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Uma experiência emocionante


Lembro-me dos anos onde trabalhei como Assistente Social pós- graduada, na Secretaria da Cidadania e Ação Social, onde desenvolvemos o Projeto de “Formação e Promoção Social", no interior do Paraná.

O referido Projeto destinava-se a jovens e adultos, dependentes químicos, etílicos e demais desordens emocionais, coordenado por mim e uma pedagoga, observadora.

A equipe contava também com 01 psicólogo, 01 psiquiatra, 01 secretária e 01 digitador.

O mesmo contava com duzentos jovens adultos do sexo masculino e feminino, cadastrados através de visitas domiciliares da equipe, por vontade própria, por familiares, outros profissionais e/ou secretarias afins.

O projeto contemplava a inclusão destes, em grupos de apoio, participando de reuniões com a duração de duas horas semanais, com 12 jovens/adultos, em cada grupo, duas vezes na semana. Em dias alternados, o grupo foi estendido às famílias destes, por diagnosticarmos esta necessidade.

Os métodos utilizados nestas reuniões foram o "Amor Exigente", a Palavra de Deus como foco principal.

Importante ressaltar, que em cada reunião observamos o sentimento de pertença, o feedbak, o crescimento comportamental, a confiança, a interação entre o grupo, e os laços sendo fortalecidos nas orações e nas conversas com os profissionais, sempre prontos em responder todas as dúvidas do grupo em si.

Os temas abordados em cada reunião eram um por vez, tais como: ira, raiva, culpa abandono, droga, perdão, baixa- estima rejeição, fobias, entre outros. Muitos drogaditos relatavam experiências pesadas com a dependência, bem como, internamentos psiquiátricos mal sucedidos.

Em sua maioria os relatos de descaso dos pais, desamor, maus tratos, negligência, abusos, alcoolismo estavam presentes no dia a dia familiar.

Frequentemente eram encaminhados para receberem atendimento aos demais profissionais do Programa.

Aos poucos, observamos o abandono dos palavrões, a compulsão diminuindo, os gritos, a revolta e a ira dando lugar ao diálogo e a compreensão. A abstinência foi construída pelo poder da oração, a mudança de hábitos em perfeito relacionamento e intimidade com o Criador, trocando as vestes sujas por brancas.

Muitos foram libertos, reconstruíram sua história de vida, voltando a estudar, trabalhar e viver com dignidade.

A honra e a glória são para o Senhor por encontrá-los servindo a Ele, louvando seu Santo Nome.

Importante dizer, que muitos pais seguiram o exemplo dos filhos.

 Jeremias 33:3

Maria da Graça Cordeiro Augusto

Assistente Social - Pós Graduada pela

 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Curitiba?PR

"Tudo é possível ao que crê"


O que a bíblia diz sobre julgar?


Hoje em dia muito se ouve que  bíblia diz que não podemos julgar, mas será mesmo que a bíblia ensina exatamente isso?

Afinal o que a bíblia ensina sobre julgamento?



Será mesmo que não devemos julgar?

E se julgarmos, estaremos indo contra o que diz a bíblia?

Certamente este é um dilema que muitos vivem diante de certas circunstâncias, por isso vamos à luz da Palavra de Deus tratar deste assunto, e como sempre não queremos aqui nos apresentar como paladinos da verdade, até porque a Verdade é a Palavra de Deus.

Mas antes vamos analisar o tempo difícil e complicado em que vivemos.

O avanço da tecnologia não é algo ruim por si só, mas trouxe ao homem pecador a oportunidade de manifestar-se muitas vezes sem o cuidado que deve ter todo àquele que tem o “poder” de se expressar.

Outro fato que contribui para que as pessoas expresse sua opinião é as mídias mais “liberais” (não vai aqui nem um pré julgamento) apenas a constatação de que quando se expõe certos temas permites se que opiniões contrárias sejam expostas e muitas vezes sem o filtro dos limites e da educação.

Mas afinal o que a bíblia diz sobre julgar?

Iniciaremos falando sobre o capítulo e versículo da bíblia utilizado para afirmem que não podemos julgar, em Mateus 7:1-2 “Não julgueis para que não sejais julgados, pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês”.

Realmente o texto fala em não julgar, mas acaba-se por se cometer um grande erro quando o texto é visto de forma isolada, ou seja, fora do contexto, diz a máxima cristã, que texto fora do contexto é pretexto para heresia (falso ensinamento).

Vamos entender o contexto.

No capítulo 5 de Mateus está registrado o Sermão da Montanha, neste capítulo Jesus deixa muito claro sobre os valores que deve seguir o cristão.

ü  Bem aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos Céus;

ü  Bem aventurados que choram porque serão consolados;

ü  Bem aventurados os humildes, pois eles receberão aterra por herança;

ü  Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos;

ü  Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia;

ü  Bem aventurados os puro de coração, pois verão a Deus;

ü Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus;

ü  Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos Céus.

ü  Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Vimos à cima a lista de boas aventuranças, um roteiro de prática cristã para todo aquele que tem Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador.


E o que tem isso tudo com julgar?

Verificamos que na sequencia do sermão da montanha Jesus, deixa claro aos ouvintes que o julgar só é aceitos se for de acordo com a reta justiça (João 7:24).

Vejamos então quando não julgar:

·        Enquanto não percebermos a trave em nosso olho. Precisamos nos examinar primeiro, para depois reparar o erro do outro;

·        Quando for um julgamento hipócrita; pois enquanto estivermos em pecado, com uma vida em desacordo com os ensinos de Jesus, seremos hipócritas ao julgar.

Temos orientações para julgar na bíblia, vejamos:

Reta justiça - Em João 7:24 “Não julgueis segundo a aparência,mas julgai segundo a reta justiça”. Portanto o julgar está entre os ensinos de Jesus, lembramos que o que o não julgar está claramente descritos em Mateus 7:3-6.

Cautela com os falsos profetas – No versículo 15 Jesus alerta aos seus discípulos para que sejam cautelosos com os falsos profetas, pois bem como ser cauteloso com alguém sem que passe pelo crivo da razão ou do julgamento como queiram? O que deve ser feito a luz da Palavra de Deus.

Comportamento em desacordo com a Palavra – O apóstolo Paulo em sua carta aos coríntios em  Coríntios 5:1-5 em um caso de fornicação mesmo distante julgou o comportamento dos envolvidos. Assim o fez dentro dos valores da Palavra de Deus.

A bíblia ensina a provar os espíritos – Em 1João 4:1 “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se tem levantado no mundo”. O que seria este provar se não julgar?

Paulo orienta a repreensão – O apóstolo Paulo orienta a Tito a repreender os que estão fracos na fé – Tito 1:13 “Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé”. Ao repreender alguém precisamos julgar se a pessoa está fora dos valores, aqui no caso, cristãos.

Estes são alguns dos exemplos bíblicos de que sim, o julgar é bíblico e não podemos nos furtar em cumprir o que está na bíblia, evidentemente que com todos os cuidados que deveremos ter para examinarmos primeiramente a nós mesmos, para que nosso julgamento não seja hipócrita.

Não se deixe levar por um evangelho modernista, onde o ego e a vaidade tem tomado conta de forma demoníaca os membros da igreja de Cristo.

Precisamos estudar cada vez mais a Palavra de Deus para que nos tornemos cada vez mais semelhantes a Cristo. Nos tornando capazes de julgar  pela reta justiça.


    Inscreva-se no canal









sábado, 22 de agosto de 2020

Conheça a mulher virtuosa

Você já parou para pensar o papel da mulher na obra de Deus?

Muitos debates são feitos se a mulher pode ou não ser consagrada pastora, se pode ou não ser líder em uma “igreja”.

Mas “será que na criação, Deus tem um papel secundário para mulher”?

No caso, a mulher foi feita apenas para ser uma auxiliadora?

Algumas mulheres foram destaques na bíblia: Rute, Ester, Ana, Maria, entre outras.

O que é ser uma mulher virtuosa?

Uma mulher que possui e demonstram virtudes, a virtude é um padrão em sua vida, tem ânimo, esforçada, honesta, honrada.

E no caso de uma cristã ela é uma mulher aprovada por Deus.

 👉 Deseja aprender a interpretar a bíblia? clique AQUI

Vamos destacar algumas características de uma mulher virtuosa cristã.

  • 1.       Ela tem temor a Deus

Temor a Deus não é medo, mas adorá-lo de todo coração (Mateus 2237), obedecê-lo (João 14:15). A mulher virtuosa sabe que Deus se preocupa mais com o coração do que com aparência.

  • 2.       Ela tem sabedoria

A sabedoria da mulher virtuosa é adquirida pela Palavra de Deus, os que a ouvem são tocados por suas palavras e o Espírito Santo opera em suas vidas.

  • 3.       Ela cuida de sua família.

A preocupação e cuidado com seus familiares é algo que pratica com prazer e amor, ela sabe a importância da família no obra de Deus.

  • 4.       Ela não tem medo do futuro.

O futuro a Deus pertence, este é o lema da mulher virtuosa, pois nada a afasta da Palavra de Deus e tem consciência de que Deus está no controle de todas as coisas e toda preocupação deve ser colocadas diante do Senhor (Felipenses 4:6).

  • 5.       Ela é uma esposa dedicada

A mulher virtuosa sabe muito bem seu papel como esposa, trata bem o marido com respeito e admiração, sendo sempre sua parceira e auxiliadora, diz a Palavra de Deus “a mulher exemplar é a coroa de seu marido”...Provérbios 12:4.

A mulher virtuosa tem compromisso, com a Obra de Deus, consigo mesma, com seu marido, sua família, e com sociedade, ou seja, a mulher tem um importante papel a cumprir nos propósitos de Deus para humanidade.

Com este importante papel da mulher na obra de Deus, se faz muito necessário que conheça, estude e medite na Palavra do Senhor.

    Inscreva-se no canal


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Amor incondicional

É certo que todos nós amamos de alguma forma ou de outra, mas o que devemos aprender é amar semelhante a Cristo. O amor de Cristo é um amor ágape (Ágape em grego é o amor que se da, se entrega, ou seja, um amor incondicional).

Neste curto espaço quero compartilhar com você outros tipos de amor, onde geralmente nos encontramos mais identificados.

A cima falamos do amor ágape, o amor incondicional, mas temos ainda o amor Philos e Eros

  • O amor philos é um sentimento que podemos definir com um carinho que sentimos por familiares e amigos, um sentimento de simpatia natural, uma grande amizade.
  • O amor eros já expressa o sentimento entre homem e mulher, uma relação de romantismo e paixão, despertando desejos sensual e sexual.
Voltamos ao amor incondicional

Crescer em Cristo, viver com e por Cristo deve exigir de nós o desenvolvimento do amor incondicional, é bem verdade que viver de forma amar incondicionalmente como Deus nos ama é impossível, pois não poderemos nunca ser igual a Deus.

Mas devemos nos esforçar, buscar na Palavra de Deus a importância de amar de forma incondicional. Em 1 Pedro4:8 "A cima de tudo, porém tende amor intenso uns para com os outros,, porque o amor cobre multidões de pecados", para mim fica claro nas palavras do apóstolo que amar de forma intensa é amar incondicionalmente.

Não podemos esquecer que amar uns aos outros é um mandamento de Cristo, conforme João 13:34.

Amor incondicional vai além de amar a quem nos ama

A Palavra de Deus em Mateus 5:44-47 deixa-nos bem claro que Jesus nos ordena a amar além dos que nos amam ou seja, nos diz para amar e orar pelos nossos inimigos, e porque amar os inimigos? Para sermos filhos de Deus (v 45).

O amor incondicional será despertado em nós, quando entendermos que todos somos pecadores, necessitando do amor de nossos semelhantes. o apóstolo João descreve uma passagem onde Cristo perdoa a mulher adúltera,  João 8:7 "Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra (..)"

Saiba como interpretar a bíblia CLIQUE AQUI


Buscar amar de forma incondicional pode até não ser algo fácil, pois temos que enfrentar a nós mesmos, nosso orgulho, nossa vaidade, nossa soberba e etc, mas é uma luta constante que só conseguiremos exito se buscarmos a força que vem do Espirito Santos, só assim seremos semelhantes a Cristo (Romanos 8:29).

Desenvolva o fruto do Espirito.
O apóstolo Paulo nos apresenta através de sua carta aos Gálatas qual  é o fruto do espírito: amor, alegria, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Não tenho dúvida nenhuma que se olharmos para Palavra de Deus, te-la como nossa regra de fé e prática, iremos desenvolver em nós o amor incondicional.


Se inscreva no canal